No início desta semana, um post no mínimo curioso de um morador de Alvorada (RS) viralizou nas redes sociais. Na publicação, haviam fotos de uma nova estátua exposta por um vizinho no jardim de casa.
Trata-se de uma criatura com corpo humano, asas e cabeça de bode. “Vizinho novo chegou causando no bairro”, brincou o internauta, cujo post já ultrapassou 10 milhões de visualizações apenas no Twitter.
A estátua em questão retrata Baphomet, Belzebu ou Saravá Exu Maioral – ligado às religiões de matriz africana.
Após apuração do portal g1, descobriu-se que a propriedade onde foi exposta a estátua é da mãe de santo Michelly da Cigana, uma prestadora de serviços e consultas religiosas. Michelly mora naquela casa há 7 anos e decidiu colocar a imagem ali há poucos meses por ‘determinação divina’.
“[Faz] nove anos que eu fiz o meu assentamento de Belzebu, o Maioral. [A] cada ano, ele me surpreende. É uma força espiritual que veio para somar na minha vida, na minha trajetória. Me transformou para o bem. Está chegando a obrigação dele agora na Sexta-feira Santa. [Em] novembro passado, eu tive que colocar a estátua. Para agradecer, para proteger o nosso portão, da minha casa de religião”, explicou a religiosa.
Leia também: 3 dos MELHORES filmes baseados na realidade de todos os tempos – na Globoplay
Segundo Michelly, os comentários à publicação não a deixaram incomodada. “Muito pelo contrário, eu estou muito feliz com a repercussão. Virou ponto turístico aqui na frente da minha casa. As pessoas têm a liberdade de dizer o que pensam e nós temos a liberdade de exercer a nossa fé”, afirmou.
Quem postou a publicação viral foi o músico e compositor Ivan Almeida, que destacou o quanto a estátua chamou a atenção na vizinhança.
“Impressiona pelo tamanho e pela postura, uma cabra preta, com corpo humano, aparentando ter uns 2 metros de altura, sentada em um trono, olhando de cima para baixo…”, diz Ivan, que acredita que a grande maioria dos moradores do bairro desconhecem o significado da imagem, apesar de saberem que ali funciona uma “casa de religião”.
A imagem da entidade, conforma explica o pai Ricardo de Oxum, líder religioso de matriz africana, está ligada à quimbanda, uma modalidade ritual que designa o culto de exus e pombagiras, como a umbanda e o batuque.
Também é uma religião de orixás, deuses cultuados pelas diversas crenças africanas. Na quimbanda, ele complementa, há a figura do “Maioral”, que é conhecida também como Saravá Exu Maioral, Belzebu ou Baphomet.
O Maioral é representado como uma criatura com corpo humano, asas e cabeça de bode. Ele “atende” a pedidos humanos conforme a intenção da pessoa que o busca.
Assim, se as intenções forem boas, ele agirá de acordo. Se forem ruins, idem.
O professor de Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP), Sidnei de Xangô, conta que Exu, para alguns cristãos, é o demônio, o que não é verdade. “Esse sincretismo um tanto deturpado se dá pelos constantes conflitos criados pela Igreja Cristã”, opina.
No início de janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 14.519, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.
A data passa a ser comemorada anualmente no dia 21 de março, em conformidade com o marco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, anualmente, “instalar uma rede intercontinental de conscientização pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial”.
Trata-se de uma data escolhida pela ONU há mais de 50 anos, em memória às 69 vítimas do massacre de Sharpeville, bairro negro da África do Sul.
Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:
Leia também: Sam Neill, de “Jurassic Park”, revela ter câncer raríssimo em estágio avançado – entenda
Fonte: G1
Compartilhe o post com seus amigos! 😉
A Heart Aerospace, uma startup sueca dedicada à inovação no setor de aviação, deu um…
Em um mundo de tensões políticas e incertezas, algumas tecnologias se destacam não apenas pela…
Na praia de Derbent, no sul da Rússia, um visitante incomum atrai olhares curiosos: um…
Quando se trata de encontrar soluções criativas para desafios do dia a dia, Guangli Xu,…
Poucos temas são tão urgentes quanto a crise de opioides que impactou milhões de pessoas…
Não é todo dia que um filme consegue unir ação de tirar o fôlego com…