Atletas paralímpicos com tatuagem dos anéis olímpicos podem ser banidos dos Jogos de Paris

Uma situação tem tirado a paz de muitos atletas que participarão dos Jogos Paralímpicos, que começam no dia 28 de agosto, em Paris. Ocorre que alguns competidores já travaram uma luta com o Comitê organizador, antes mesmo de iniciados dos jogos, em razão de potenciais publicidades que podem ser vinculadas, pasmem, por meio de tatuagens.

É que diversos atletas, amantes de tatuagens, tatuaram em seus corpos, em locais visíveis, os anéis olímpicos, que simbolizam o topo das competições de todos os tempos. Contudo, nas paraolimpíadas, esse símbolo pode trazer graves problemas aos atletas.

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) tem uma regra rigorosa contra o que eles chamam de “publicidade corporal”. Esta regra se aplica à tatuagem dos anéis olímpicos, pois o IPC é uma organização separada do Comitê Olímpico Internacional (COI). Essa regra geral é aplicada de modo textual e, contra ela, não cabem exceções.

Em 2026, a regra foi aplicada e deixou a todos perplexos. A “vítima” foi o atleta Josef Craig, nadador britânico com paralisia cerebral. Ele então havia vencido o Campeonato Europeu de Natação do IPC em Portugal, na categoria estilo livre da classe S8, quando teve declarada a sua desclassificação em razão de sua tatuagem dos anéis olímpicos estar visível em seu peito.

Um porta-voz do IPC explicou a situação, dizendo: “Publicidade corporal não é permitida de forma alguma e isso inclui os anéis olímpicos. O atleta não usou uma cobertura e, portanto, foi desclassificado. Todas as equipes são informadas sobre a política de publicidade em uma reunião técnica antes da competição. Não foi como se eles não tivessem sido lembrados sobre as regras.”

A regra pode parecer excessivamente rigorosa para muitas pessoas, e o IPC enfrentou críticas por aplicá-la. No entanto, relatos sugerem que essa política ainda estará em vigor nos próximos Jogos Paralímpicos em Paris.

Vale a pena notar que essa regra não afeta apenas alguns atletas. Com 549 eventos de medalhas programados para os Jogos Paralímpicos de Paris, há uma chance de que vários competidores possam enfrentar esse problema. Os jogos ocorrerão de 28 de agosto a 8 de setembro, proporcionando uma plataforma para conquistas atléticas incríveis e histórias inspiradoras de perseverança.






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!