Psicologia e Comportamento

Às vezes, a gente enfrenta o luto por alguém que ainda está vivo

Texto de Marcel Camargo publicado originalmente em Sabias Palavras

Quando nos separamos de alguém por outras causas que não a morte, também teremos um luto a ser enfrentado. Toda e qualquer forma de separação traz dor e saudades e também tem seu tempo de cura e cicatrização.

Já sobrevivi ao luto de amigos, de entes queridos, de animais de estimação, de meus pais – travessias mais do que dolorosas. Trata-se de um período muito duro, escuro e solitário, porque o que toma conta da gente é só nosso, ninguém mais consegue ver. Daí haver muita incompreensão por parte de algumas pessoas.

“APRENDO, ASSIM, QUE NÃO SE DEVE JULGAR OU COMPARAR A DOR DE NINGUÉM.”

Como toda tempestade emocional, o luto nos leva a pensar e a repensar a nossa vida, a forma como vivemos, a dimensão do amor que sai de nós e que em nós entra. A gente compara, tenta entender, lembra, chora, revolta-se, chora, tenta voltar ao normal, mas chora. Olho à minha volta e percebo que cada um tem o seu luto próprio, que transborda com mais ou menos intensidade. Aprendo, assim, que não se deve julgar ou comparar a dor de ninguém. Dor é para ser entendida e consolada, jamais menosprezada.

Meu pai sempre me dizia que, para tudo, há um jeito, menos para a morte. E é verdade, pois, enquanto houver vida, existirão outros caminhos. Já quando a vida se foi, o único caminho será de dor, saudade e reerguimento interior. Tudo passa, dolorosamente, aos poucos, mas passa. Por outro lado, muitas vezes, teremos que atravessar o luto por alguém que se foi de nossas vidas, mas continua por aí, lindo, leve e solto.

“(…) A SEPARAÇÃO SEM A MORTE TAMBÉM TRAZ DOR E SAUDADES.”

Quando nos separamos de alguém por outras causas que não a morte, também teremos um luto a ser enfrentado. Olharemos ao redor e a pessoa não mais estará ocupando os nossos espaços, mas estará ainda habitando o mundo e longe de nós. E sofreremos do mesmo jeito, ainda mais imaginando onde o outro está, com quem, fazendo o quê, se está mais feliz que nós, se sente a nossa falta, enfim, a separação sem a morte também traz dor e saudades. Também tem seu tempo de cura e cicatrização.

A vida, como se vê, irá nos obrigar a aprender que a gente tem que continuar, muitas vezes sem o que queríamos, de uma forma totalmente diferente daquela com que tanto sonháramos, tendo de sobreviver com ausências doídas, enquanto a alma se dilacera. Apesar de ninguém substituir ninguém, sempre poderemos ir ao encontro de novos amores, novas amizades, novos bichinhos de estimação, para que nosso amor não sufoque dentro do peito e encontre outra morada onde possa repousar com verdade. É assim que o amor não morre.

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

5 filmes estreantes na Netflix em dezembro para assistir com quem você gosta

Dezembro chegou com aquele clima de férias, e nada melhor do que aproveitar para maratonar…

9 minutos ago

Policial aposentado encontra tesouro de músicas inéditas de Michael Jackson em depósito na Califórnia – veja o que se sabe até agora

Imagine abrir um depósito e dar de cara com fitas inéditas de Michael Jackson?! Foi…

2 dias ago

Irmãs anunciam gravidez ao mesmo tempo e emocionam os pais com ‘surpresa em dobro’ – Veja o vídeo

Amanda Levi, 23, e Hannah Knoppel, 21, pegaram seus pais de surpresa ao revelar, juntas,…

2 dias ago

Jovem que perdeu os 2 braços em um acidente conseguiu reimplantá-los após ligar para hospital usando um lápis

Uma história de resiliência e coragem marcou a Dakota do Norte em 1992, quando John…

2 dias ago

Simulação bizarra revela o que aconteceu com a bebê que caiu em um cano e ficou presa por quase 60 horas

Em outubro de 1987, o Texas virou palco de um drama que paralisou os Estados…

2 dias ago

Globo e SBT fazem transmissão conjunta para homenagear Silvio Santos no Melhores do Ano – veja quando assistir

Neste domingo (15), um momento histórico promete emocionar os fãs de Silvio Santos. Globo e…

5 dias ago