Educação e Direitos Humanos

Após 50 anos em trabalho análogo à escravidão, idosa de 89 anos recupera liberdade em SP

Cinco das quase 9 décadas de vida da Dona Yolanda, 89 anos, foram perdidos em um regime de trabalho análogo à escravidão em Santos (SP).

Nesse meio-tempo, ela não pôde contatar a família, ao passo que sofria abusos físicos e psicológicos, sem receber salário ou dias de folga.

Graças a uma vizinha, Zilmara de Souza Dantas, que notou algo estranho e denunciou à polícia, Dona Yolanda está, enfim, liberta. “Ela estava trabalhando ainda com uma idade tão avançada. A roupa dela era muito gasta, muito puída, sempre de chinelo, muito humilde e um machucado na perna que não sarava nunca”, disse.

Leia também: “O melhor dia da minha vida em segundos se tornou o pior”, diz pai de quadrigêmeos que perdeu a esposa no parto

“Dava bom dia para ela, boa noite, mas ela não me respondia. Olhava sempre para baixo. Parecia coagida a não se comunicar”, contou a vizinha, que fez a denúncia há quase dois anos.

O caso, entretanto, só veio à público agora. Com a comoção nacional da história, o Ministério Público do Trabalho pediu que a Justiça reconheça Yolanda como vítima de situação de trabalho análogo à escravidão e que a família da patroa, Nirce, arque com R$ 1 milhão por danos morais coletivos, uma vez que Nirce e duas de suas filhas morreram durante as investigações.

“Limpava, fazia faxina… serviço familiar; lavar, passar, cozinhar. Ela não me pagava ordenado. A filha dela, Rosana, queria me bater toda hora, berrava muito comigo”, lamentou a idosa.

Depois de meio século reclusa e distante de tudo e de todas, Dona Yolanda ressurgiu em um contexto em que todos os seus parentes achavam que ela já tinha morrido, até que uma de suas netas, Viviane, recebeu uma ligação da polícia contando que a avó estava viva.

“Só conseguia lembrar da minha mãe. Porque até o último dia da vida dela, ela acreditava que a mãe dela [Yoland] estava viva. Só que ela não teve a oportunidade de poder reencontrá-la”, contou Viviane.

Leia também: Amber Heard usa provas falsas no julgamento contra Johnny Depp e pode ser alvo de sanções

Fonte: UOL

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Share
Published by
Gabriel Pietro

Recent Posts

Maneiras de economizar na alimentação diminuindo o delivery

Confira hábitos que ajudam a poupar, sem abrir mão de refeições saborosas e práticas Em…

4 dias ago

Cozinhando para a família: receitas para criar refeições caseiras reconfortantes

Veja como preparar pratos simples e cheios de sabor para toda a família Todo mundo…

5 dias ago

Como funciona a conversão de imagem em texto por OCR?

OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) se tornou uma parte essencial de toda organização de larga…

6 dias ago

Acabou de chegar no streaming: Filmaço sobre catástrofe global vai te grudar na TV por 122 minutos

O clássico de 1996 Twister marcou época, e agora sua continuação, Twisters, chega ao Max,…

6 dias ago

Com só 8 episódios, essa minissérie cheia de reviravoltas vai te tirar o fôlego

Para quem gosta de histórias intensas e imprevisíveis, Cromañon, a nova minissérie do Amazon Prime…

6 dias ago

Cientistas do Brasil criam 1ª caneta de adrenalina 100% autoinjetável – veja como funciona

Pesquisadores brasileiros deram um passo importante ao desenvolver a primeira caneta de adrenalina autoinjetável nacional.…

6 dias ago