Educação e Direitos Humanos

A tarefa mais difícil para os pais é controlar seu próprio comportamento (e não o de seus filhos)

Texto de Maria José Roldán

Luther Standing Bear nasceu em dezembro de 1868 e morreu em 20 de fevereiro de 1939, mas sua frase: ‘Talvez a tarefa mais difícil de ser pai não foi controlar o comportamento dos outros, mas o seu próprio’ … continua a marcar a educação mais atual . Luther SB era um chefe índio em Lakota que era reconhecido por ser um filósofo e educador, ele também era um escritor e se dedicava a outras coisas, como tentar preservar sua comunidade.

Hoje em dia, muitos pais procuram a consulta dos profissionais dizendo coisas como; ‘Não consigo com o meu filho’, ‘O que posso fazer com o meu filho?’, ‘Venho reeducar o meu filho’ … E esse pensamento é uma pena, porque antes de começar a trabalhar com crianças, na grande maioria dos casos, você tem que trabalhar com os pais. Os pais, antes de fazerem as perguntas indicadas neste parágrafo, devem refletir e pensar sobre o que eles próprios devem fazer na vida, para se tornarem a referência de que seus filhos precisam. As crianças observam o que veem e se comportam de acordo.

Leia também: Dê o exemplo para corrigir o comportamento das crianças

Os pais são o grande exemplo
Os pais são o grande exemplo de seus filhos, e os filhos precisam ver neles bom comportamento e bons valores para que, assim, o comportamento de seus filhos melhore quase que automaticamente. Os pais dão o exemplo e isso é indiscutível. Nesse sentido, os pais devem primeiro pensar sobre si mesmos, seu autocuidado e sua saúde emocional … e depois pensar em como educar seus filhos.

Você grita. Você fica fora de controle. Você fica frustrado. Você tem impotência. E você chora Você chora porque pensa que está fazendo algo errado, porque se sente culpado pela forma como está criando seus filhos, porque acha que faria melhor do que seus pais e agora você percebe como é difícil criar … você acha que você não tem recursos ou que não vale, ou vale, mas não sabe como usá-los corretamente. E enquanto você está nesse caminho, seus filhos crescem com um mau exemplo, com palavrões, com lágrimas, e se isso estiver afetando a autoestima deles? E se você estiver fazendo isso tão mal que a personalidade dele sofrerá? E você continua chorando.

Você não faz isso errado. Ser pai é difícil, mas você deve observar seu comportamento antes de tentar ver o que acontece com seu filho. Você grita? Seus filhos vão gritar. Voce fuma? Seus adolescentes fumam e podem até experimentar outras drogas … O que você ensina a seus filhos se não cuidar de si mesmo primeiro? Você acha que eles vão respeitá-lo se você não for capaz de cuidar de si mesmo? Como você vai cuidar deles se não consegue cuidar de si mesmo primeiro?

Leia também: “Não é só a educação dos filhos que é necessária, mas a dos pais também”, afirma Cortella

Trabalhe o seu autocontrole
É necessário que os pais não discutam sobre como um filho se comporta, pois isso pode causar hostilidade, nervosismo e estresse entre eles. É preciso buscar a raiz do problema e tentar resolver as coisas com calma e paz. Claro, mais fácil falar do que fazer. Mas é necessário. Se você quiser melhorar seu autocontrole e cuidado, não se esqueça do seguinte:

Lembre-se todos os dias de que você é o seu maior exemplo. Para que seus filhos tenham uma boa regulação emocional, você deve ensiná-los que você também tem essa regulação.
Quando as emoções o dominam, lembre-se de que seu cérebro racional para de funcionar. Não aja naquele momento. Escolha não agir e sair do contexto enquanto estiver nervoso. Procure a calma e o respeito consigo mesmo e com seus filhos. Quando a calma chega até você, você pode agir com confiança.

Você deve estar bem para educar bem. Lembre-se de que você só terá filhos felizes quando também estiver feliz. Satisfaça suas necessidades físicas e emocionais e tudo ficará muito melhor. Cuide-se primeiro para cuidar de seus filhos mais tarde, para melhor.
A educação não é algo que você pode fazer bem durante a noite, não há manual de instruções. Trabalhe suas próprias emoções para que seu dia a dia seja mais equilibrado e menos caótico. Quando você sentir como suas emoções são reguladas e como a calma está dentro de você, tudo será muito mais fácil.

Texto adaptado do site Etapa Infantil

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Roupas com mofo: entenda as causas e aprenda a remover

Saiba por que o mofo aparece nas roupas e veja dicas eficazes para eliminá-lo de…

3 dias ago

Maneiras de economizar na alimentação diminuindo o delivery

Confira hábitos que ajudam a poupar, sem abrir mão de refeições saborosas e práticas Em…

1 semana ago

Cozinhando para a família: receitas para criar refeições caseiras reconfortantes

Veja como preparar pratos simples e cheios de sabor para toda a família Todo mundo…

2 semanas ago

Como funciona a conversão de imagem em texto por OCR?

OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) se tornou uma parte essencial de toda organização de larga…

2 semanas ago

Acabou de chegar no streaming: Filmaço sobre catástrofe global vai te grudar na TV por 122 minutos

O clássico de 1996 Twister marcou época, e agora sua continuação, Twisters, chega ao Max,…

2 semanas ago

Com só 8 episódios, essa minissérie cheia de reviravoltas vai te tirar o fôlego

Para quem gosta de histórias intensas e imprevisíveis, Cromañon, a nova minissérie do Amazon Prime…

2 semanas ago