Publicado originalmente em Família
De acordo com o dicionário, gentileza é uma ação nobre, distinta, é graça, elegância, educação, valor.
Embora a HuffPost nos conte que a Universidade de Buffalo tenha feito uma pesquisa que sugere a gentileza fazer parte do DNA, pois “algumas pessoas podem nascer com certos genes que lhe dão receptores específicos à oxitocina e à vasopressina – dois hormônios em seu corpo associados a sentimentos de amor e generosidade”, todos nós temos a capacidade de esforçarmo-nos para desenvolver esse hábito tão nobre.
Gentileza nos remete a uma pessoa bem-educada, cortês, não é? Mas ser gentil é muito mais do que isso, é ser diferente, é constantemente buscar maneiras de ajudar alguém, é amar todas as pessoas como a si mesmo, é não se magoar facilmente, buscar pacificar e fazer o bem.
Além de fazer pelos outros à sua volta, ser gentil faz muito por você. Fazer o bem traz satisfação para quem o pratica, traz paz ao coração e alívio à alma. É uma ação contagiosa, pois quem recebe uma ação gentil, sente-se motivado a devolver isso. Imagine se todo o mundo agir gentilmente? Viveríamos em um mundo muito melhor. Infelizmente, não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar nosso lar, comunidade, local de trabalho, grupo de estudos, e todos os lugares em que nos encontrarmos apenas com pequenas ações gentis.
Essa iniciativa influencia instantaneamente de forma positiva o nosso humor. Você já se sentiu triste depois de abraçar alguém? Você pode ter se comovido com a situação que fez você sentir-se inspirado a abraçar, mas, a questão é que nos sentimos felizes quando temos a oportunidade de melhorar a vida de alguém.
Além disso, a felicidade tem muito a ver com a gentileza. Geralmente, pessoas que participam de algum tipo de voluntariado são muito felizes.
Na área profissional as coisas podem melhorar também, pois pessoas gentis parecem ser mais honestas, ou seja, mais confiáveis. Desta forma, grandes responsabilidades podem facilmente ser dadas a você, e as pessoas com quem você trabalha se sentem confortáveis em ter uma conversa e dividir experiências e conhecimento com você.
Ser gentil é saber doar: doar tempo, habilidade, carinho, atenção e ajuda. A Globonos conta que ajudar o próximo faz bem para a saúde no combate à depressão e no alívio do estresse. Ademais, quando causamos felicidade em alguém, nosso cérebro libera endorfina e temos a sensação de bem-estar, e as chances de ficar doente também diminuem.
Joseph B. Wirthlin, que foi um líder religioso, disse que “palavras gentis não apenas elevam nosso espírito no momento em que são proferidas, mas também perduram conosco através dos anos.” E isso é verdade, todos sabemos que é verdade. Que tal hoje mesmo fazer o bem para alguém e consequentemente fazer o bem para si mesmo?
Um fenômeno solar de grande intensidade pode ocorrer em breve: o superflare, uma explosão energética…
Uma cena no mínimo inusitada aconteceu em um bar de Curitiba na última sexta-feira (13),…
Dezembro chegou, e com ele aquele clima de reflexão sobre o ano que passou e…
Dezembro chegou com aquele clima de férias, e nada melhor do que aproveitar para maratonar…
Imagine abrir um depósito e dar de cara com fitas inéditas de Michael Jackson?! Foi…
Amanda Levi, 23, e Hannah Knoppel, 21, pegaram seus pais de surpresa ao revelar, juntas,…