Desde os anos 50, o videogame tem dado as caras como forma de entretenimento. No entanto, naquela época, era apenas um objeto de estudo. Com o passar do tempo, ele saiu dos laboratórios e chegou até a casa das pessoas através do primeiro console doméstico, Magnavox Odyssey, lançado em 1972. A evolução continua, com isso, os videogames saíram das casas e foram parar na mão dos jogadores.
Agora, existem games tão realistas que transportam o jogador para dentro de um cenário devastador ou até mesmo uma partida de futebol. Os gráficos são tão reais que durante os jogos de primeira pessoa, o usuário pode sentir o que está acontecendo com o seu avatar. Será uma matrix? O que esperar da nova safra de jogos que vem por aí?
Tipos de jogo de videogame
Existem vários tipos de jogos de videogames, entre eles estão os de primeira pessoa, o RPG, os simuladores e até os jogos de cartas. Sobre este último, os jogos de poker se destacam. A maioria dos sites de cassino oferecem este jogo nas suas salas virtuais, Alguns vão além e oferecem vídeo poker grátis. Basta acessar as versões demo disponíveis nessas plataformas.
Abrindo uma aspas para o poker
No Brasil, cerca de sete milhões de pessoas participam de mesas de poker, de forma física ou virtual. A modalidade mais conhecida é o Texas Hold’em. Ele é um dos preferidos entre os jogadores.
Pessoas podem jogar poker de forma amadora ou profissional. Inclusive, existem jogadores que são famosos mundialmente e participam de torneios profissionais e regulamentados.
Os desafios dos desenvolvedores
De volta ao assunto videogame, com os avanços tecnológicos, os desenvolvedores de jogos correm contra o tempo para lançar títulos cada vez mais inovadores. Dentro dessa perspectiva, existem aqueles que são conhecidos por conta da exclusividade dos seus lançamentos, dos gráficos de última geração, bem como por meio dos seus personagens icônicos, como é o caso dos irmãos Mario e Luigi da Nintendo.
Para ser bem aceito, um jogo precisa ter uma boa temática e manter uma harmonia coerente entre o início, o meio e o fim da história. Isso influencia na forma que o usuário irá interagir, assim como na popularidade do título. Essas nuances fazem parte dos desafios que os desenvolvedores enfrentam todos os dias, afinal, o mercado e os consumidores são exigentes.
Os videogames da nova geração
Neste momento, os videogames mais modernos são o PlayStation 5, o Xbox Series X/S e o Nintendo Switch. Na verdade, é de conhecimento geral que essas marcas já dominam o mercado há bastante tempo. Não é possível opinar qual deles é melhor, pois isso varia de acordo com o gosto de cada jogador. O fato é que cada console possui as suas próprias características e peculiaridades que agradam aos seus respectivos fãs.
O protagonismo desta história continua sendo a disputa entre Microsoft e Sony, com as marcas Xbox e PlayStation, respectivamente. Porém, a Nintendo continua no controle das suas demandas, mantendo-se firme em sua neutralidade e solidez através do seu Switch. Essa busca por qualidade e reconhecimento só faz afirmar que os jogadores podem esperar por lançamentos repletos de alta tecnologia e inovação.
Jogos de 2024 e o que vem pela frente
O ano de 2024 já deu o que falar com o lançamento do Microsoft Flight Simulator. Ele possui gráficos impressionantes e jogabilidade ainda mais dinâmica. Vale destacar a qualidade das condições climáticas, pois chegam muito perto da realidade. Na sequência, aparece o Dragon Ball: Sparking! Zero e o Super Mario Party Jamboree. Todos com o mesmo destaque nos quesitos high definition e realismo. O público realmente repercutiu e aceitou essas produções de braços abertos.
Arte e entretenimento
Uma enorme parcela da população mundial já utilizou ou faz uso do videogame no seu dia a dia. E este é um caminho sem volta, pois a evolução não para. O videogame continuará crescendo como elemento artístico, cultural e forma de entretenimento. Enquanto este texto está sendo redigido, cientistas e desenvolvedores estão trabalhando para descobrir e implementar novos recursos tecnológicos e tornar a experiência do jogador ainda mais prazerosa. É um ciclo que não tem intenção de parar.
Nuvem e Inteligência Artificial
Acredita-se que o presente e o futuro do videogame é jogar na nuvem, ou seja, diretamente da internet e sem a necessidade de baixar os jogos ou ter um aparelho conectado à TV. Outro fato interessante é que a Inteligência Artificial pode mudar a interação entre os personagens e os jogadores. Com ferramentas de IA será possível dar voz aos personagens e gerar diálogos de NPCs sem a necessidade das ultrapassadas caixas de mensagens. Com isso, os jogadores poderão ouvir a voz dos personagens. Quando se pensa em experiência de jogo, isso é um grande avanço.
É justo concluir que o videogame assumiu um papel muito mais imersivo. Consequentemente, os jogos estão mais envolventes com uma interação positiva. Há quem acredite que os jogos online estejam caminhando para o metaverso, mas isso é uma análise para ser feita em um outro artigo.
Imagine abrir um depósito e dar de cara com fitas inéditas de Michael Jackson?! Foi…
Amanda Levi, 23, e Hannah Knoppel, 21, pegaram seus pais de surpresa ao revelar, juntas,…
Uma história de resiliência e coragem marcou a Dakota do Norte em 1992, quando John…
Em outubro de 1987, o Texas virou palco de um drama que paralisou os Estados…
Neste domingo (15), um momento histórico promete emocionar os fãs de Silvio Santos. Globo e…
Você já parou para pensar em como o ciúme pode se manifestar de maneiras diferentes…