Atualidades

A ciência diz que estar bêbado ou apaixonado é basicamente a mesma coisa

Com informações de Vice

Que as loucuras que se faz apaixonado lembram bastante aquelas que se faz depois de alguns bons copos de cerveja, todos nós sabemos. A novidade é que as semelhanças não param por aí.

Pesquisadores da universidade de Brighton recentemente concluíram que o álcool e a oxitocina, hormônio que guarda estreitas relações com a afetividade (ligada, por exemplo, ao carinho intenso sentido pela mãe por seu bebê), compartilham várias características.

Para além do relaxamento, a redução do estresse e outras consequências agradáveis da presença da oxitocina no corpo (bastante assemelhadas às promovidas pelo álcool), há também uma gama de inclinações não tão positivas que podem ser provocadas tanto por uma quanto por outra substância, como por exemplo a agressividade, a inveja e a ostentação, conforme verificado por outro grupo de pesquisadores, estes da Universidade de Birminghan (estudo publicado na revista Neuroscience and Biobehavioral Reviws).

As conclusões dos pesquisadores podem não soar como uma grande novidade, mas atestam cientificamente algo que empiricamente sempre foi, para nós, senão evidente, ao menos bastante provável: que tanto a embriaguez quanto a paixão devem ser tomadas por por nós como um algo que, nas doses adequadas, favorece a nossa saúde, mas, mal dosadas, a presença em nós das drogas por trás desses estados pode nos levar a situações senão desastrosas, ao menos bastante idesejáveis.

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

O maior avião totalmente elétrico já construído está prestes a decolar e vai mudar o futuro das viagens aéreas para sempre

A Heart Aerospace, uma startup sueca dedicada à inovação no setor de aviação, deu um…

1 dia ago

A razão perturbadora pela qual ver este avião voando acima de você pode significar que você tem apenas minutos de vida

Em um mundo de tensões políticas e incertezas, algumas tecnologias se destacam não apenas pela…

1 dia ago

Ecranoplano, um dos aviões mais exóticos do mundo e maior que o Boeing 747, foi abandonado na praia

Na praia de Derbent, no sul da Rússia, um visitante incomum atrai olhares curiosos: um…

1 dia ago

Homem viaja 8.796 quilômetros TODA SEMANA para um país completamente diferente porque é ‘mais barato’ do que morar perto da universidade

Quando se trata de encontrar soluções criativas para desafios do dia a dia, Guangli Xu,…

1 dia ago

Drama imperdível baseado em escândalo farmacêutico real já foi visto por 110 milhões de assinantes na Netflix – confira o trailer!

Poucos temas são tão urgentes quanto a crise de opioides que impactou milhões de pessoas…

1 dia ago

O filme na Netflix que é um corte no tempo e transforma caos em uma aula de história épica

Não é todo dia que um filme consegue unir ação de tirar o fôlego com…

1 dia ago