O ano de 2024 foi recheado de eventos marcantes em diversos cantos do mundo. Desde eleições decisivas até conflitos que ganharam novas dimensões, também testemunhamos tentativas de golpes e mudanças drásticas no poder em vários países. E o Brasil? Ele também teve seu momento de destaque, assumindo um papel de protagonismo em um importante evento internacional.
Com tantas notícias impactantes, é fácil perder de vista os detalhes dos acontecimentos que moldaram o cenário global neste ano. Será que você ainda se lembra dos principais fatos que marcaram 2024?
Prepare-se para testar sua memória e desafiar seus conhecimentos com um quiz especial sobre o noticiário internacional. Quantas respostas você consegue acertar?
Você sabe quais foram os maiores acontecimentos no mundo em 2024?
1. Na corrida pela Casa Branca, cujo sistema de votação é o do Colégio Eleitoral, a disputa é definida por um pequeno grupo, conhecido como estados-pêndulos (ou swing states). São estados que oscilam de eleição em eleição, sem um histórico recente de favoritismo por um partido. Quais foram os sete estados-pêndulo na disputa entre Donald Trump e Kamala Harris neste ano?
a) Arkansas, Flórida, Michigan, Nevada, Ohio, Pensilvânia e Utah
b) Alabama, Califórnia, Geórgia, Iowa, Oregon, Nova York e Washington
c) Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin
Resposta: C
2. Em julho, durante um comício em Butler, na Pensilvânia, Donald Trump foi alvo de uma tentativa de assassinato, sendo atingido de raspão por uma bala de fuzil semiautomático na orelha. O atirador, Thomas Crooks, foi morto por agentes do Serviço Secreto, mas houve uma segunda morte naquele dia. Quem foi?
a) Corey Comperatore
b) Ryan Routh
c) Kimberly Cheatle
Resposta: A
3. A Guerra na Ucrânia completou 1.000 dias em novembro deste ano, sem uma previsão de fim. Recentemente, a guerra ganhou novas camadas, com a intensificação dos ataques de ambos os lados e o presidente russo, Vladimir Putin, dizendo que o conflito adquiriu características de uma guerra “global”. O que levou à escalada de tensão entre os dois países nas últimas semanas?
a) Invasão de Moscou por tropas ucranianas
b) Uso de mísseis de longo alcance ocidentais por Kiev
c) Tentativa de assassinato do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky
Resposta: B
4. A presidência do Brasil no G20 (bloco que reúne as maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana) chegou ao fim no dia 19 de novembro, em cerimônia de transferência durante a Cúpula dos chefes de Estado, no Rio de Janeiro. Qual país sucedeu o Brasil na liderança do bloco?
a) África do Sul
b) Índia
c) China
Resposta: A
5. Em setembro, Israel abriu outra frente na guerra, dessa vez com foco no Hezbollah, organização xiita libanesa que apoia o Hamas na Faixa de Gaza. Entre explosões de walkie talkies, pagers e milhares de mortes de civis, Israel conseguiu eliminar várias lideranças do grupo xiita, incluindo seu líder máximo, Ismail Nasrallah. Quem o sucedeu?
a) Yahya Sinwar
b) Hashem Safieddine
c) Naim Qassem
Resposta: C
6. A Índia reelegeu, em junho deste ano, Narendra Modi para mais um mandato como primeiro-ministro. Desde quando o indiano está no poder do país mais populoso do mundo?
a) 2010
b) 2014
c) 2018
Resposta: B
7. Em julho deste ano, Nicolás Maduro foi declarado pelo órgão eleitoral chavista o vencedor das eleições presidenciais venezuelanas, em meio a denúncias de fraude e ampla condenação internacional. Após o pleito e episódios de repressão e perseguição no país, o candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, buscou asilo em outro país, onde permanece até hoje. Onde ele está exilado?
a) Espanha
b) Brasil
c) Estados Unidos
Resposta: A
8. Em julho, o Partido Trabalhista conquistou a maioria absoluta no Parlamento britânico, e seu líder, Keir Starmer, assumiu como primeiro-ministro do Reino Unido, sucedendo a Rishi Sunak. Por quanto tempo o Partido Conservador ficou no poder?
a) 12 anos
b) 14 anos
c) 18 anos
Resposta: B
9. Teorias de conspiração se espalharam pela internet no início do ano, tudo por conta do “sumiço” da princesa de Gales, Kate Middleton. Uma foto manipulada digitalmente e publicada pela própria Família Real atiçou ainda mais as suposições. No fim, Kate passava por um problema de saúde, que foi revelado mais tarde. Qual a condição da princesa?
a) Depressão
b) Câncer
c) Lúpus
Resposta: B
10. Os Estados Unidos foram atingidos pelo Furacão Milton em outubro deste ano, deixando 35 mortos e um rastro de destruição cuja reconstrução está estimada em US$ 85 bilhões. Dias antes, a costa sudeste americana já havia sido devastada por outro furacão, causando ao menos 230 mortes. O fenômeno era conhecido por qual nome?
a) Furacão Oscar
b) Furacão Leslie
c) Furacão Helene
Resposta: C
11. Em março, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) oficializou a entrada de seu 32º Estado-membro, após quase dois anos de espera. Que país é esse?
a) Ucrânia
b) Finlândia
c) Suécia
Resposta: C
12. Claudia Sheinbaum foi eleita a primeira presidente do México em junho deste ano, vencendo Xóchitl Gálvez na disputa. Ex-prefeita da capital do país, Cidade do México, Sheinbaum também construiu uma carreira acadêmica antes de entrar na política. Qual a formação dela?
a) Física, com doutorado em engenharia ambiental
b) Biologia, com doutorado em biologia molecular
c) História, com doutorado em história da América Latina
Resposta: A
13. A Coreia do Sul mergulhou em um caos político no início de dezembro, levando o impopular presidente Yoon Suk-yeol a ser destituído do cargo. O que desencadeou a crise?
a) Yoon tentou impor lei marcial no país, sob o pretexto de proteger o país das “forças comunistas”
b) Yoon foi acusado de corrupção e fraude fiscal
c) Yoon se recusou a aceitar o resultado das eleições presidenciais
Resposta: A
14. Grupos rebeldes conseguiram derrubar o presidente Bashar al-Assad, da Síria, após tomarem o controle de diversas cidades sírias, incluindo a capital, Damasco, dando um fim histórico para o regime repressivo liderado por sua família durante mais de 50 anos. Qual o nome da organização jihadista no comando da ofensiva?
a) Estado Islâmico
b) Hayet Tahrir al-Sham
c) al-Qaeda
Resposta: B
Leia também: Cientistas e arqueólogos se unem para revelar quando Jesus realmente nasceu e dizem que não é o que as pessoas pensam
Compartilhe o post com seus amigos e familiares! 😉