No final do ano passado, a OpenAI lançou o ChatGPT, um ‘chatbot’ que se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Esta inteligência artificial é capaz de responder perguntas, criar textos e resolver questões propostas pelos usuários.
Embora haja discussões polêmicas sobre se o uso da IA pode substituir profissões humanas, a analista de inovação e finanças do Sebrae Nacional, Cristina Araújo, acredita que o ChatGPT pode ajudar – e muito – os empreendedores, tanto aqueles que já estão no mercado quanto aqueles que desejam começar a empreender.
Ela também considera que a ferramenta é capaz de realizar diversas tarefas, como escrever textos por meio de programação e trazer uma ampla gama de possibilidades para as consultas.
Pensando em como a inteligência artificial pode ser usada para impulsionar os negócios, listamos abaixo 4 formas de usar o ChatGPT no seu negócio.
1. Prospecção de clientes
O relacionamento com o cliente pode ser aprimorado com a ajuda do ChatGPT. Além de interações positivas em datas especiais, como mensagens de Páscoa, o chatbot também pode ser usado para lidar com feedbacks negativos.
Cristina Araújo, analista de inovação e finanças do Sebrae Nacional, ressalta que a plataforma é uma ferramenta aplicável que gera frases prontas, mas em linguagem simples e detalhada, o que é útil para melhorar a interação do empreendedor com o cliente.
A especialista também afirma que o uso dessa ferramenta pode reduzir custos operacionais do pequeno negócio, pois permite evitar a contratação de outras ferramentas ou sistemas. É possível usar o ChatGPT de forma gratuita, embora já exista uma versão paga da IA.
Leia também: Filho de Fabio Assunção, João fala da relação com o pai e de projeto dos dois no teatro: “Sou muito privilegiado”
2. Marketing & Vendas
O ChatGPT pode ser utilizado para gerar descrições de produtos, já que é capaz de criar textos a partir de informações fornecidas pelo usuário.
Em um teste realizado por profissionais da empresa, foram pedidas duas descrições de produtos diferentes: uma de croppeds para o Carnaval e outra de um iPhone.
Cristiana afirma que os textos gerados pelo ChatGPT são interessantes, mas que é preciso revisá-los antes de usá-los em seu negócio, já que o programa foi treinado com dados de até dois anos atrás.
Para obter uma resposta de qualidade, é importante fazer perguntas objetivas e com as palavras-chave adequadas ao tema desejado.
3. Ambiente interior profissional.
Segundo a analista do Sebrae, a IA pode ser aplicada em processos internos de empresas, auxiliando em algumas funções. Por exemplo, um profissional de compras pode usar o ChatGPT para elaborar uma defesa da aquisição de um equipamento, gerando um texto organizado a partir de dados inseridos no chat.
Isso mostra como a IA pode ser útil em automatizar tarefas rotineiras e aumentar a eficiência do trabalho dos funcionários.
Leia também: “Nossos filhos nos esquecerão” – emocionante reflexão que falará ao coração de todas as mães
Viu como é simples e igualmente importante integrar o ChatGPT ao seu negócio?
Compartilhe o post com seus amigos e seguidores no Instagram ! 😉
Fonte: Valor