Balam, o cachorrinho que sobreviveu a um envenenamento e agora está salvando vidas na Turquia

Depois dos terríveis terremotos que atingiram a Turquia e a Síria, cães treinados do México chegaram para ajudar a encontrar sobreviventes. A Cruz Vermelha, a Marinha turca e a ONG Sedena sabem que o tempo é essencial para encontrar pessoas soterradas, então estão prontos para começar a trabalhar imediatamente após uma viagem de 16 horas e duas escalas.

Os cães Balam, Rex, Orly e July, juntamente com seus treinadores, estão prontos para iniciar suas tarefas e ajudar a salvar vidas naquela região.

revistapazes.com - Balam, o cachorrinho que sobreviveu a um envenenamento e agora está salvando vidas na Turquia

Leia também: Suzane Von Richthofen vende peças artesanais e recebe pedidos para autografá-las

A história de Balam é particularmente comovente, pois ele sobreviveu a uma tentativa de envenenamento por um vizinho cruel e agora se dedica a salvar outras vidas.

Em 2021, um homem conhecido como Benjamin Ene envenenou os cães, incluindo Athos, pai de Balam, em um ato de crueldade animal, pelo qual foi condenado a 10 anos de prisão.

revistapazes.com - Balam, o cachorrinho que sobreviveu a um envenenamento e agora está salvando vidas na Turquia

Athos, que já havia ajudado a localizar sete pessoas enterradas sob os escombros de um terremoto em 2017, foi ameaçado pelo agressor que não queria que os cães transitassem pela rua que eles compartilhavam.

Balam chegou a comer as salsichas envenenadas, como seu pai, mas sobreviveu à maldade.

Novo propósito

O treinador Édgar Martínez dedicou anos de treinamento aos seus exemplares de Border Collie, que agora são capazes de resgatar pessoas desaparecidas.

revistapazes.com - Balam, o cachorrinho que sobreviveu a um envenenamento e agora está salvando vidas na Turquia

Recentemente, a Força Aérea Mexicana enviou uma “Missão de Resgate” à Turquia, composta por elementos da Sedena, da Marinha, da Cruz Vermelha Mexicana e do Ministério das Relações Exteriores, além de um grupo de Topos.

A missão é liderada por 16 pares de cães especialmente treinados, que estão prontos para ajudar a resgatar pessoas soterradas.

A cidade mais próxima do local do terremoto fica a três horas de distância por terra da cidade de Adana, onde o voo da Força Aérea Mexicana pousou.

O objetivo estratégico neste momento é resgatar pessoas o mais rápido possível, e os cães treinados desempenham um papel fundamental nesse esforço de resgate.

Leia também: Menina de 7 anos é diagnosticada com câncer de mama raríssimo após mãe notar sinal

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Fonte: Nesse Universo






Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.