Na última terça-feira (7), uma família inteira foi resgatada dos escombros de uma residência que desabou na cidade síria de Idlib, por conta dos terremotos que atingiram o país e a Turquia, país vizinho, um dia antes.
O resgate foi feito pela Defesa Civil Síria, cujos membros são conhecidos como “Capacetes Brancos”.
Em um vídeo divulgado pela entidade civil, é possível ver e ouvir as pessoas comemorando o momento em que as crianças da família são retiradas dos escombros com vida.
Leia também: Multidão vibra muito após família inteira ser resgatada de escombros na Síria; veja o vídeo
“Um verdadeiro milagre… os sons de alegria abraçam o céu… alegria inacreditável. Uma família inteira foi resgatada dos escombros de sua casa na tarde desta terça-feira, 7 de fevereiro, no vilarejo de Bisnia, a oeste de #Idlib”, escreveram os Capacetes Brancos em um post no Twitter.
De acordo com a Defesa Civil Síria, os tremores abalaram em especial o noroeste do país, que é controlado por jihadistas e rebeldes, o que dificulta o socorro aos sobreviventes.
Dezenas de países – do Ocidente ao Oriente, – que não mantém relações diplomáticas com a Síria estão enviando doações diretamente a ONGs para ajudar os impactados pelo terremoto de magnitude 7,8 na Escala de Richter.
MULTIDÃO VIBRA MUITO COM RESGATE DE FAMÍLIA INTEIRA DE ESCOMBROS NA SÍRIA; VEJA VÍDEOhttps://t.co/cRHW3qBgfT https://t.co/r7DX5S9Esr
— Daltro Emerenciano Instagram @blogdedaltroemerenci (@BlogdeDaltro) February 8, 2023
Trata-se do maior terremoto em 80 anos na Turquia e um dos mais mortais no mundo em décadas. O tremor durou apenas 90 segundos, mas foi suficiente para destruir centenas de milhares de edifícios e matar mais de 7 mil pessoas. O número final de vítimas pode chegar a 40 mil.
Conforme notícias antecipadas pela AFP, o terremoto ocorreu na madrugada de segunda-feira (6) no povoado de Kahramanmaras, no sudoeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria.
O raio de alcance do tremor chegou a 250 quilômetros, sendo poderosamente sentido em centenas de municípios dos dois países – e em menor grau por cidadãos de Israel, Chipre, Iraque e Líbano. Não há registro de vítimas ou feridos nesses países.
Leia também: [VIDEO] Bebê nascido durante terremoto na Síria é resgatado de escombros ainda com cordão umbilical
Compartilhe o post com seus amigos! 😉
Fonte: Blog do Daltro