Equipes de resgate trabalham incansavelmente em busca de sobreviventes nas ruínas de um edifício em Jindires, município no noroeste da Síria. O local foi fortemente atingido por um terremoto na última segunda-feira (6).
Na noite de segunda, em meio à corrida contra o tempo, uma vez que faz muito frio nesta época do ano, os socorristas encontraram uma bebê, nascida sob os escombros e ainda ligada à mãe, já falecida, pelo cordão umbilical.
A criança é a única sobrevivente de uma família em que todos os membros morreram quando o prédio de 4 andares onde moravam desabou enquanto o terremoto chacoalhava a cidade.
Leia também: Multidão vibra muito após família inteira ser resgatada de escombros na Síria; veja o vídeo
Jindires fica próxima à fronteira com a Turquia, onde as equipes de emergência encontraram os corpos do pai da bebê, Abdalá Mleihan, sua mãe, Aafra, suas três irmãs, seu irmão e sua tia.
“Estávamos procurando por Abu Rudayna (apelido de Abdalá) e sua família. Primeiro encontramos sua irmã, depois sua esposa, depois Abu Rudayna, eles estavam juntos uns contra os outros”, disse à Agence France-Presse Khalil Sawadi, um parente da família, ainda em choque.
“Aí ouvimos um barulho e cavamos […], limpamos o local e encontramos essa menininha, graças a Deus”, contou. “Ela tinha o cordão umbilical preso à mãe. Cortamos, e minha prima levou o bebê para o hospital”, continuou.
Pouco depois, um vídeo publicado nas redes sociais mostra um homem carregando um bebê nu e coberto de poeira pelos escombros, com o cordão umbilical ainda pendurado.
A baby was born while his mother was being rescued from the rubble as a result of the earthquake that occurred today. pic.twitter.com/SOSuta5LAW
— Hoshang Hassan (@HoshangHesen) February 6, 2023
Em meio à frio congelante daquela noite, outro joga um cobertor sobre a menina.
A postagem foi feita pelo jornalista sírio Hoshang Hassan, via Twitter, e rapidamente viralizou mundo afora.
De acordo com a AFP, a criança recém-nascida foi levada para um hospital na cidade vizinha de Afrin, onde está em uma incubadora sob os cuidados das enfermeiras.
“Ela chegou com os membros dormentes por causa do frio, e sua pressão arterial estava baixa. Prestamos os primeiros socorros e a colocamos sob perfusão, porque ela ficou muito tempo sem ser alimentada”, explicou o doutor Hani Maaruf à AFP.
Apesar de alguns hematomas, ela está em um quadro de saúde estável, sem risco de vida. “Ela provavelmente nasceu sete horas depois do terremoto”, disse o médico. “Pesa 3,175 kg, então nasceu dentro do prazo”, acrescentou.
Munidos com equipamentos e ferramentas limitadas, os socorristas levaram horas para remover os escombros e assim conseguirem retirar os corpos dos demais membros da família.
Até agora, os governos da Turquia e da Síria contabilizaram mais de 7 mil mortos – mas o número pode chegar a 40 mil. Trata-se de um dos terremotos mais mortais em décadas, ao lado de outras catástrofes no Haiti e na Indonésia.
Leia também: [VIDEO] Bebê nascido durante terremoto na Síria é resgatado de escombros ainda com cordão umbilical
Compartilhe o post com seus amigos! 😉
Fonte: R7