Em Palenque, no México, um pitoresco presépio foi exposto dentro de uma pequena tenda na praça principal da cidade. Ele apresenta a típica variedade de estatuetas de férias colocadas em silêncio pacífico.
Mas nos últimos dias, eles se juntaram a alguém inesperado .
Leia também: Cachorrinho que passou 1.250 dias em abrigo não consegue acreditar que finalmente foi adotado
No início desta semana, um doce cão vadio evidentemente notou a cena da Navity – e decidiu reivindicar a manjedoura dentro dela como sua.
Acontece, porém, que ela não estava sozinha.
O jornalista local Eric Guzmán foi um dos primeiros a avistar o filhote ali, enrolado dentro da vitrine forrada de palha. Mas, assim como os personagens históricos retratados no presépio, ela não escolheu o local apenas para relaxar.
Após uma inspeção mais detalhada, Guzmán percebeu que a cadela havia dado à luz recentemente uma ninhada de filhotes minúsculos.
Parece que, não tendo opção melhor disponível, ela escolheu a manjedoura como um lugar seguro para ter seus bebês .
“Fiquei impressionado e ao mesmo tempo feliz por ver que ela tinha seus filhotes em um lugar seguro onde eles não ficariam molhados ou com frio”, disse Guzmán ao The Dodo. “Está frio ultimamente em Palenque, mas costuma fazer calor o ano todo.”
O aparente simbolismo da presença dos cachorros não passou despercebido pela comunidade.
Guzmán começou a espalhar a notícia sobre o cachorro e seus filhotes na manjedoura e, desde então, as pessoas de Palenque têm feito peregrinações para vê-los em primeira mão – alguns levando comida e água para a jovem família.
Até as autoridades locais se envolveram, decidindo que a cadela e seus filhotes poderão ficar.
Enquanto isso, deixando de lado as alusões à santidade, os defensores dos animais da Dejando Huellitas SOS Palenque também intervieram para garantir que os cães continuem sendo cuidados agora e nos próximos anos.
Eles já começaram a procurar lares para os filhotes assim que as férias passarem.
Para Guzmán, o nascimento de filhotes dentro do presépio não é exatamente um milagre – mas ele espera que deixe um legado duradouro independentemente.
“Esperamos que nós, como cidadãos, nos tornemos mais conscientes quando se trata de cães, para adotar vira-latas [em vez de comprar cães]”, disse Guzmán. “Devemos amar os cães, não importa de onde eles venham.”
Leia também: Mãe dá à luz filho dias depois de médicos dizerem que ele havia morrido em seu útero
Fonte: The Dodo
Compartilhe o post com seus amigos! 😉