Não é nenhum segredo que ouvir nossos filhos chorar nos faz sentir desconfortáveis. Basta pensar em como você se sente ansioso quando seu filho chora sem motivo óbvio. Sabemos que a principal forma de comunicação do recém-nascido é o choro, mas ainda o vemos como algo que precisa ser “consertado”, como se chorar fosse algo ruim
Uma vez que esse bebê se torna uma criança que anda e fala, às vezes esperamos que ele processe as emoções do jeito que fazemos, e não do jeito que eles sempre fizeram: chorando.
De fato, estudos mostram que nossos cérebros são programados para ter uma reação instantânea a uma criança chorando, tornando-nos mais atentos e prontos para ajudar e agir rapidamente.
Um bebê chorando desencadeia uma resposta de luta ou fuga, aumenta nossa frequência cardíaca e nos impulsiona à ação, mesmo que essa criança não seja nossa. Parece que temos que reagir a uma criança chorando, mas como?
Primeiros socorros em crianças.
Uma criança chorando nem sempre é triste
Para muitas crianças, o choro não é um reflexo de tristeza , mas sim uma forma de processar qualquer emoção.
O problema é que eles também podem não ter habilidade verbal e autoconsciência para explicar como se sentem. Isso significa que perguntar a eles o que está acontecendo raramente produzirá uma resposta produtiva.
Diga “Não chore!” torna sua vida mais difícil
Você pode pensar que parar de chorar também salvará seu filho e seu coração da dor, mas quando você disser ao seu filho para parar de chorar ou “Não chore” , ele imediatamente pensará que você não entende como ele se sente. Portanto, sua mensagem provavelmente se tornará mais forte e persistente .
Ao pedir ou dizer para ela parar, você também está dizendo ao seu filho que suas emoções são inválidas e não importam. Independentemente de quão trivial o motivo possa parecer para você, sua incapacidade de reconhecer como ele se sente naquele momento priva vocês dois da oportunidade de aprender a processar essa emoção de uma maneira mais positiva .
Nosso objetivo como pais, por mais difícil que possa parecer, é apoiar o desenvolvimento da auto – regulação emocional nos pequenos, algo que só podemos fazer quando os tratamos com empatia e compreensão .
Não distraia seu filho quando ele estiver chorando
Muitos de nós, como pais, vemos a distração como a melhor ferramenta em nosso arsenal emocional, supondo que, se pudermos distrair nosso filho chorando do que quer que esteja chorando, ele poderá parar de chorar completamente. Infelizmente, no entanto, a distração faz com que você perca a oportunidade de se conectar com seu filho e ensiná-lo a lidar com suas emoções .
O que dizer em vez disso? 11 frases para dizer ao seu filho quando ele estiver chorando
Da próxima vez que você se deparar com uma criança chorando, tente ter um momento para se certificar de que está calmo . Se você estiver com raiva, estressado ou frustrado, as coisas que você disser só aumentarão a angústia de seu filho.
Mãe conversando com sua filha quando ela está chorando.
Respire fundo, reconheça como você se sente, concentre-se no que está acontecendo dentro do seu corpo (seu coração pode estar batendo um pouco mais rápido, sua mandíbula pode estar apertada, você pode se sentir tenso…). Quando estiver pronto, diga estas frases para seu filho quando ele estiver chorando :
1 – “Estamos no mesmo time, eu vou te ajudar a ser melhor”.
2 – “Eu posso ver que isso é difícil para você.”
3 – “Eu entendo que você está triste (desapontado, assustado, ansioso, feliz…) e tudo bem.”
4 – “Todos nós já nos sentimos assim em algum momento, é normal . ”
5 – “Vamos fazer uma pausa.”
6 – “Isso foi muito triste ou frustrante ou decepcionante, certo?”
7 – “Eu te amo, você está comigo, você está bem.”
8 – “Você gostaria de alguma ajuda tentando novamente?” .
9 – “Você precisa de uma pausa para tentar novamente mais tarde?”
10 – “Eu posso ouvir você chorando, mas não sei do que você precisa. Você pode me ajudar a entender?” .
11 – “Vamos encontrar uma solução juntos.”
Além disso, lembre-se de ficar quieto e dar espaço para ela enquanto seu filho chora, se for disso que ele precisa no momento. Seja um pilar de empatia e força para que ele saiba que pode confiar em você em qualquer momento da vida dele.
Em última análise, todos os pais querem ajudar nossos filhos a desenvolver habilidades de resolução de problemas. Encontrar uma solução que os ajude a processar suas emoções os ensina a olhar a situação objetivamente e a encontrar soluções possíveis.
Este texto foi traduzido e adaptado do site Éres Mamá