“O estresse pode afetar todos os aspectos da sua vida, incluindo suas emoções, comportamentos, habilidades de pensamento e saúde física. Nenhuma parte do corpo é imune …. Em andamento, o estresse crônico (pode) causar ou exacerbar muitos problemas graves de saúde. “- WebMD
A maioria de nós aceita o fato de que o estresse é uma certeza na sociedade moderna. Entendemos que, ao longo do nosso dia, quase certamente encontraremos uma situação estressante. Para muitos de nós, teremos de lidar com múltiplos estressores ao longo do dia. Como discutimos várias vezes antes, um pouco de estresse pode ser uma coisa boa. Isso pode nos motivar a fazer as coisas e pode servir como um poderoso agente de auto conservação. Por sua vez, os níveis excessivos de estresse experimentados em forma contínua podem representar uma séria ameaça para a saúde mental e física.
Claro, níveis elevados de estresse são sentidos pelo corpo. Em um estado de aflição, o cérebro liberará adrenalina e cortisol (também conhecido como “hormônio do estresse”) na corrente sanguínea. Em circunstâncias normais – e na presença de uma ameaça real – essa resposta hormonal nos permite “controlar” funções que não seriam essenciais ou prejudiciais em uma situação de luta ou fuga “. Em outras palavras, podemos lidar de forma proativa com a ameaça em tais circunstâncias.
A exposição excessiva a hormônios de adrenalina e cortisol, no entanto, pode afetar adversamente quase todos os sistemas dentro do corpo. De acordo com a Clínica Mayo, a exposição excessiva ao cortisol por excesso de estresse aumenta o risco de vários problemas de saúde, incluindo ansiedade, depressão, problemas digestivos, dores de cabeça, doenças cardíacas, problemas de sono, ganho de peso e comprometimento da memória e da concentração.
Neste artigo, discutimos oito dos efeitos físicos mais comuns de excesso de estresse. Nós também forneceremos algumas dicas sobre como lidar eficazmente com os estressores em nossas vidas.
PRIMEIRAMENTE, AQUI ESTÃO OS OITO SINAIS FÍSICOS DE STRESS EXCESSIVO:
1. Dores de cabeça
A Clínica Mayo afirma que as dores de cabeça são mais propensas a ocorrer quando estamos estressados. Além disso, o estresse é a principal causa de dores de cabeça por tensão. O tipo de dor de cabeça mais comum, o tipo tensão, pode “causar dor leve, moderada ou intensa em sua cabeça, pescoço e atrás de seus olhos”. O estresse pode criar e exacerbar outros tipos de dores de cabeça, incluindo enxaquecas.
2. Problemas digestivos
Quando o cérebro abre as comportas do hormônio, o sistema digestivo sofre uma espécie de “choque” inicial. Os especialistas médicos descobriram uma intrincada conexão entre o cérebro e o sistema digestivo, o que ajuda a explicar por que o estresse pode causar uma série de problemas digestivos à superfície. O estresse crônico também pode piorar certas condições, como a síndrome do intestino irritável (IBS).
3. Gripes e infecções frequentes
O estresse faz com que nosso sistema circulatório retroceda em overdrive (devido ao aumento da frequência cardíaca). Este efeito fisiológico, em conjunto com um aumento da pressão arterial, pode suprimir o sistema imunológico. Claro, isso enfraquece a capacidade do sistema imunológico de procurar e neutralizar bactérias causadoras de doenças e outros agentes.
4. Aumento de peso
Embora as reações de estresse sejam mais comumente associadas ao aumento de peso, uma minoria de indivíduos experimenta um peso flutuante – e mesmo a perda de peso. Dito isto, níveis elevados de cortisol “demonstraram aumentar o apetite, conduzir o desejo ou ao alimento sucata e torná-lo (mais apto) a acumular gordura da barriga”.
5. Questões de estômago
Como mencionado, as reações de estresse podem lançar o sistema digestivo através de um loop. Além disso, os problemas de estômago estão entre os sintomas mais citados de pessoas com altos níveis de estresse. Náuseas, indigestão, cólicas e dores são problemas potenciais relacionados ao estômago resultantes de uma reação ao estresse.
6. Fafiga
Estímulos emocionais, mentais e físicos podem causar o estresse que interrompe o funcionamento normal do nosso corpo. A presença de estresse aumenta os níveis de pressão e tensão dentro do corpo, o que o torna mais propenso à fadiga, potencialmente se manifestando em cansaço mental ou físico.
7. Dor no peito ou palpitações
O estresse cria ansiedade e a ansiedade cria estresse. Este ciclo mental frustrante pode causar opressão no peito e / ou dor. Além disso, as dores no peito são muitas vezes experiências assustadoras – e essa reação agrava ainda mais o estresse / ansiedade que está presente.
O estresse crônico é um fator de risco para doença cardíaca e ataque cardíaco. Estudos de pesquisa recentes também ligaram o estresse e os mecanismos de coagulação do sangue, que podem causar problemas cardíacos moderados a graves.
8. Perda do desejo sexual
Tanto para homens como para mulheres, o desejo de se envolver em relações sexuais pode ser dificultado pelo estresse. A razão simples é que o stress desencadeia produtos químicos no cérebro responsáveis por estimular o desejo sexual. O estresse crônico pode levar a problemas na ovulação para mulheres e à baixa contagem de esperma e fertilidade em homens.
DICAS PARA ALIVIAR O ESTRESSE
Embora o estresse possa ser um fato inevitável da vida, existem muitas maneiras de diminuir seu efeito em nossas mentes e corpos.
De acordo com a WebMD, algumas das melhores maneiras de neutralizar o estresse incluem:
– Escrever por 10 a 15 minutos por dia sobre eventos estressantes e seus efeitos. Isso ajuda a organizar nossos pensamentos e pode promover alívio do estresse.
– Falar com familiares, amigos ou um profissional sobre seus sentimentos estressantes é uma maneira saudável de aliviá-los.
– Fazer algo agradável, como hobby, atividade criativa ou trabalho voluntário.
– Concentrar-se no presente praticando meditação.
– Se exercitar regularmente, que é uma das melhores maneiras de gerenciar o estresse. O alongamento pode reduzir a tensão muscular, que é um subproduto de níveis elevados de estresse.
– Praticar exercícios de respiração, relaxamento muscular e yoga podem ajudar a aliviar o estresse.
– Obter uma massagem, tentando aromaterapia ou terapia musical.
Texto originariamente publicado na Power of Positivity, traduzido e livremente adaptado pela equipe da Revista Pazes.
Dezembro chegou com aquele clima de férias, e nada melhor do que aproveitar para maratonar…
Imagine abrir um depósito e dar de cara com fitas inéditas de Michael Jackson?! Foi…
Amanda Levi, 23, e Hannah Knoppel, 21, pegaram seus pais de surpresa ao revelar, juntas,…
Uma história de resiliência e coragem marcou a Dakota do Norte em 1992, quando John…
Em outubro de 1987, o Texas virou palco de um drama que paralisou os Estados…
Neste domingo (15), um momento histórico promete emocionar os fãs de Silvio Santos. Globo e…