Daniel Becker graduou-se em Medicina em 1982, pela Universidade Federal de Rio de Janeiro, onde fez também a Residência Médica em Pediatria (Instituto de Pediatria da Universidade Federal de Rio de Janeiro, 1983-1985).
Três anos de treinamento em Pediatria Clínica, Medicina do Adolescente e Pediatria Social em Paris, França (1985 a 1987); em seguida, partiu para uma missão humanitária como pediatra da organização Médicos sem Fronteiras em um campo de refugiados cambojanos na fronteira entre a Tailândia e o Camboja (1988).
Foi o único pediatra de um hospital que cobria uma população de 35 mil refugiados, atendendo diariamente cerca de 200 crianças, dispondo de pouquíssimos recursos. Um ano de intenso aprendizado profissional e humano.
Após a passagem por MSF, fez uma longa viagem pela Ásia, passando por Nepal, China, Indonésia, Tailândia e outros países.
Em seu retorno ao Brasil (1989), iniciou seu consultório pediátrico e voltou ao Instituto de Pediatria da UFRJ. Começou também um trabalho com saúde comunitária em favelas do Rio de janeiro. Fundou e dirigiu por 15 anos o Centro de Promoção da Saúde, ONG do Rio de Janeiro que tornou-se referência nacional em intervenção e pesquisa nos campos de Promoção da Saúde, prevenção do HIV/AIDS, saúde urbana, equidade, sustentabilidade e desenvolvimento comunitário. O Cedaps criou em 2005 a Rede de Comunidades Saudáveis do Rio de Janeiro, hoje com 150 grupos comunitários que representam territórios onde vivem 1.4 milhão de pessoas.Nesta época cursou a pós graduação em Homeopatia pelo IHB- RJ; e fez uma formação em Psicoterapia Transpessoal e meditação.
Estas formações diversas e intensa leitura, atualização e vivência nos campos da educação, nutrição, psicologia, saúde integral, consumo, vida alternativa e ecologia, todos relacionados à criança, ajudaram a compor a sua abordagem em pediatria integral.Alguns de seus temas e áreas de intervenção: Saúde da Criança e da Família; Saúde e Sustentabilidade; O Futuro da Saúde; Determinantes Sociais da Saúde; Saúde e Qualidade de Vida nas Empresas; Nossos Filhos e o Trabalho.
No vídeo de hoje, o pediatra Daniel Becker faz uma importante reflexão sobre os brinquedos “de menino” e “de menina” e sobre como podemos criar uma sociedade equilibrada para nossas crianças.
Imagine abrir um depósito e dar de cara com fitas inéditas de Michael Jackson?! Foi…
Amanda Levi, 23, e Hannah Knoppel, 21, pegaram seus pais de surpresa ao revelar, juntas,…
Uma história de resiliência e coragem marcou a Dakota do Norte em 1992, quando John…
Em outubro de 1987, o Texas virou palco de um drama que paralisou os Estados…
Neste domingo (15), um momento histórico promete emocionar os fãs de Silvio Santos. Globo e…
Você já parou para pensar em como o ciúme pode se manifestar de maneiras diferentes…