A sétima arte, por meio de filmes corajosos que se tornaram clássicos instantâneos, sempre teve a capacidade de nos transportar para mundos desconhecidos e nos permitir conhecer figuras notáveis da história da humanidade.
Quando se trata de filósofos notáveis que viveram ao longo dos últimos 3000 anos, há um punhado de filmes que capturam suas vidas, ideias e contribuições para o pensamento humano.
Neste artigo, exploraremos sete filmes que trazem à vida os grandes gênios da filosofia. Confira!
Leia também: Adam Sandler rouba a cena em “dramédia” inspiradora disponível na Netflix
Este filme dirigido por Roberto Rossellini mergulha na vida de um dos filósofos mais famosos da história, Sócrates.
Interpretado por Jean Sylvere, o filme retrata o método socrático de questionamento, sua condenação à morte por envenenamento com cicuta e seu impacto duradouro na filosofia ocidental.
Dirigido por Alejandro Amenábar, este filme é uma homenagem a Hipátia de Alexandria, uma matemática e filósofa do século IV.
O filme estrela Rachel Weisz como Hipátia e explora sua vida, suas contribuições para a astronomia e a matemática, bem como sua morte trágica durante os conflitos religiosos da época.
De Christian Duguay, o longa apresenta a vida de Santo Agostinho, um filósofo e teólogo do século IV e V.
Interpretado por Franco Nero, o filme narra sua busca espiritual, conversão ao cristianismo e suas influentes obras filosóficas e teológicas, como “Confissões” e “A Cidade de Deus”.
Avicena, também conhecido como Ibn Sina, foi um filósofo e médico persa do século XI. O filme dirigido por Majid Eslami aborda sua vida e suas contribuições para a medicina e a filosofia.
Ele explora seu trabalho inovador em “O Cânone da Medicina” e seu impacto duradouro na história do pensamento.
De Matt Brown, esta é uma cinebiografia sobre Srinivasa Ramanujan, um matemático indiano do século XX.
Ramanujan é conhecido por suas contribuições extraordinárias para a teoria dos números, e o filme estrela Dev Patel no papel principal, retratando sua vida e seu relacionamento com o matemático britânico G.H. Hardy, interpretado por Jeremy Irons.
Dirigido por Margarethe von Trotta, o longa explora a vida e o pensamento de Hannah Arendt, uma filósofa política do século XX.
Interpretada por Barbara Sukowa, a película aborda seu trabalho inovador sobre o totalitarismo e sua cobertura do julgamento de Adolf Eichmann, questões que continuam a ressoar na filosofia política contemporânea.
Uma jornada pela vida de Jean-Jacques Rousseau, um filósofo do século XVIII conhecido por suas obras sobre política e educação.
Interpretado por Emile Hirsch, o filme narra a vida de Rousseau, suas ideias revolucionárias sobre a natureza humana e seu impacto na Revolução Francesa.
Estes filmes oferecem uma visão cativante e informativa sobre a vida e o legado de alguns dos maiores filósofos da história.
Ao assisti-los, somos convidados a explorar não apenas as ideias brilhantes que esses gênios da filosofia contribuíram, mas também as vidas complexas por trás delas, que moldaram nosso entendimento do mundo e da existência humana!
Leia também: Nesta comédia romântica, é impossível não gargalhar ao menos 10 vezes até o final
Compartilhe o post com seus amigos! 😉
Fonte: QB
Um fenômeno solar de grande intensidade pode ocorrer em breve: o superflare, uma explosão energética…
Uma cena no mínimo inusitada aconteceu em um bar de Curitiba na última sexta-feira (13),…
Dezembro chegou, e com ele aquele clima de reflexão sobre o ano que passou e…
Dezembro chegou com aquele clima de férias, e nada melhor do que aproveitar para maratonar…
Imagine abrir um depósito e dar de cara com fitas inéditas de Michael Jackson?! Foi…
Amanda Levi, 23, e Hannah Knoppel, 21, pegaram seus pais de surpresa ao revelar, juntas,…