Literatura

Atenção Papais e Mamães: 7 fábulas SENSACIONAIS para ler e refletir com o seu pequeno durante esta semana

Contar histórias é uma maneira maravilhosa de transmitir valores e ensinamentos às crianças, despertando nelas a imaginação e a reflexão. As fábulas são narrativas curtas e cheias de significado, que combinam personagens animais com situações do cotidiano humano, proporcionando lições valiosas para os leitores mais jovens.

Para esta semana, convidamos você a mergulhar em um mundo de sabedoria e entretenimento, explorando algumas fábulas com moral da história para ler e refletir com o seu pequeno.

A fábula da cigarra e da formiga é um exemplo clássico desse gênero literário, trazendo à tona o contraste entre o trabalho árduo e a despreocupação.

revistapazes.com - Atenção Papais e Mamães: 7 fábulas SENSACIONAIS para ler e refletir com o seu pequeno durante esta semanarevistapazes.com - Atenção Papais e Mamães: 7 fábulas SENSACIONAIS para ler e refletir com o seu pequeno durante esta semana

Nessa história, a formiga se dedica diligentemente a coletar alimentos para o inverno, enquanto a cigarra aproveita o tempo cantando e se divertindo. Quando chega o inverno e a cigarra se encontra em dificuldades, ela busca ajuda da formiga, mas esta, justamente, reforça a importância de planejar e trabalhar com responsabilidade. A moral da história é clara: a previsão e o esforço são fundamentais para garantir nosso bem-estar no futuro.

Assim como a fábula da cigarra e da formiga, as demais histórias que apresentaremos também trazem consigo mensagens valiosas e relevantes. Cada uma delas aborda temas como amizade, generosidade, perseverança, honestidade e respeito, ensinando às crianças importantes princípios éticos e morais. Confira abaixo!

7 fábulas para ler e refletir com o seu pequeno durante esta semana

1. A raposa e o leão

“Tinha a Raposa o seu covil bem fechado e estava lá dentro a gemer, porque estava doente; chegou à porta um Leão e perguntou-lhe como estava, e que a deixasse entrar, porque a queria lamber, que tinha virtude na língua, e lambendo-a, logo havia de sarar.

Respondeu a Raposa de dentro:

— Não posso abrir, nem quero. Creio que a tua língua tem virtude; porém é tão má vizinhança a dos dentes, que lhe tenho grande medo, e portanto antes quero sofrer com o meu mal.”

Moral da história: Precisamos ser precavidos, por mais que estejamos em situação de sofrimento. Além disso, cuidado com a mão que oferece ajuda, nem sempre é fruto de um coração puro.

Leia tambémO que estava passando na Sessão da Tarde quando você nasceu? Neste site, você confere todos os filmes desde 1974!

2. A cigarra e a formiga

“Havia uma cigarra que passou todo o verão a cantar, aproveitando os agradáveis fins de tarde e curtindo o tempo de forma despreocupada.

Mas quando chegou o gelado inverno, a cigarra já não estava alegre, pois estava faminta e tremendo de frio.

Assim, foi pedir ajuda à formiga, que havia trabalhado muito no verão. Pediu que a colega lhe desse alimento e abrigo. Ao que a formiga perguntou:

O que você fez durante todo o verão?

— Estive a cantar – respondeu a cigarra.

E a formiga lhe deu uma resposta grosseira:

— Pois então, agora dance!”.

Moral da história: “Deus ajuda, quem cedo madruga”. Ou seja, o planejamento e o trabalho serão sempre recompensados no longo prazo!

3. O burro e a cobra

“Como recompensa por um serviço prestado, os homens pediram a Júpiter a eterna juventude, o que ele concedeu. Pegou na juventude, pô-la em cima de um Burro e mandou que a levasse aos homens.

Indo o Burro no seu caminho, chega a um ribeiro com sede, onde estava uma Cobra que disse que não o deixaria beber daquela água se não lhe desse o que levava às costas. O Burro, que não sabia o valor do que transportava, deu-lhe a juventude a troco da água. E assim os homens continuaram a envelhecer, e as Cobras renovando-se a cada ano.”

Moral da história: A fábula nos ensina a sermos sempre precavidos e informados, nunca oferecendo aquilo que temos sem sabermos a sua real importância e valor.

4. A andorinha e as outras aves

“Estavam os homens a semear linho, e, ao vê-los, disse a Andorinha aos outros pássaros:

— Para nosso mal fazem os homens esta seara, que desta semente nascerá linho, e dele farão redes e laços para nos prenderem. Melhor será destruirmos a linhaça e a erva que dali nascer, para estarmos seguras.

As outras Aves riram-se muito deste conselho e não quiseram segui-lo. Vendo isto, a Andorinha fez as pazes com os homens e foi viver em suas casas. Algum tempo depois, os homens fizeram redes e instrumentos de caça, com os quais apanharam e prenderam todas as outras aves, poupando apenas a Andorinha.”

Moral da história: é preciso sempre pensar no dia de amanhã e se planejar para situações adversas, antecipando cenários futuros – inclusive aqueles em que potencialmente possamos ser prejudicados.

5. O rato e a rã

“Um Rato desejava atravessar um rio, mas tinha medo, pois não sabia nadar. Pediu então ajuda a uma Rã, que se ofereceu para o levar para o outro lado desde que se prendesse a uma das suas patas.

O Rato concordou e, encontrando um pedaço de fio, prendeu uma das suas pernas à Rã. Mas, mal entraram no rio, a Rã mergulhou, tentando afogar o Rato. Este, por sua vez, debatia-se com a Rã para se manter à superfície. Estavam os dois nestes trabalhos e canseiras quando passou por cima um Milhafre que, vendo o Rato sobre a água, baixou sobre ele e levou-o nas garras juntamente com Rã. Ainda no ar, comeu-os a ambos.”

Moral da história: Ao final da história, podemos concluir que há justiça no mundo, mesma que tardia. Isso porque, ainda que tenha custado a vida de um inocente (o rato), o mau (a rã) teve o seu castigo merecido.

6. A serpente e o cabrito

“Uma Cabra que andava a pastar com o filho pisou sem querer uma Serpente com os pés. Esta, assanhada, levantando-se um pouco, picou a Cabra numa teta; mas como o filho logo viesse a mamar, e chupasse com o leite o veneno da Serpente, salvou a Mãe, e ele morreu.”

Moral da história: Infelizmente, às vezes na vida os inocentes pagam por acontecimentos alheios.

7. O cão e a carne

“Um Cão levava na boca um pedaço de carne, e, ao atravessar um rio, vendo a carne refletida na água, pareceu-lhe esta maior e soltou a que levava nos dentes para apanhar a que via dentro de água. Porém como a corrente do rio arrastou a carne verdadeira, com ela foi também o seu reflexo, e ficou o Cão sem uma e sem outro.”

Moral da história: A fábula reforça o ditado “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, abordando com simplicidade a questão da ambição, e nos ensinando a não sermos gananciosos.


Ao compartilhar essas fábulas com os pequenos, incentivamos não apenas a leitura, mas também a reflexão sobre as escolhas e atitudes do dia a dia!

Leia também: Neste filme baseado em fatos reais, alpinistas tentam sobreviver após chegarem ao topo do Evereste

Fonte: CG

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Recent Posts

Suspeita de envenenar bolo no RS é encontrada SEM VIDA na prisão

Deise Moura dos Anjos, presa por suspeita de envenenar o bolo de Natal que matou…

50 minutos ago

Minissérie escondida na Netflix tem só 6 episódios com uma história real inacreditável

Se você está em busca de uma minissérie intrigante para maratonar, "Clark" pode ser a…

13 horas ago

Pai de adolescente com vício grave em celular mostra mordidas que levou do filho durante crises: ‘Foram mais de 40’

A edição do Profissão Repórter exibida nesta terça-feira (11) trouxe à tona um problema que…

13 horas ago

Lexa sofre síndrome de HELLP e anuncia partida da filha 3 dias após o nascimento

A cantora Lexa, de 29 anos, usou suas redes sociais nesta segunda-feira (10) para comunicar…

2 dias ago

Como deixar seus travesseiros brancos em 10 minutos e sem máquina de lavar? Especialista explica

Quem nunca reparou nas manchas amareladas que aparecem nos travesseiros com o tempo? Mesmo com…

2 dias ago

Fãs da Netflix elogiam série obra-prima com pontuação quase perfeita

Nem toda série consegue manter um público fiel do primeiro ao último episódio, mas algumas…

2 dias ago