O romance de que eles mais gostavam era “O Conde de Monte Cristo”, de Alexandre Dumas, que fez com que os trabalhadores aumentassem a produtividade e a qualidade dos charutos. Então, eles decidiram chamar esses charutos de “Monte Cristo”.
Esta simples história nos ensina que a leitura nos dá asas, estimula a nossa imaginação e nos permite viver outras vidas, sonhar com lugares que não conhecemos, sentir emoções diferentes, amar pessoas que nunca vimos.
Quando lemos não só podemos nos identificar com os diferentes personagens dos livros, mas também podemos aprender sobre lugares, culturas e costumes que não conhecemos. Isto nos permitirá ter uma maior compreensão do nosso ambiente e das pessoas ao nosso redor.
A seguir iremos analisar alguns benefícios da leitura, como o aumento da empatia, da criatividade, da memória, a luta contra o Alzheimer ou o estresse, o desenvolvimento da inteligência ou a habilidade para falar e ouvir.
Em 2013, cientistas da Universidade de Emory compararam os cérebros de leitores e não-leitores. Eles descobriram que os leitores utilizam a imaginação para entender as emoções dos personagens dos livros que leem e, por isso, são geralmente pessoas mais empáticas.
A leitura aumenta a capacidade de compreender como as outras pessoas se sentem. Essa empatia resulta em uma habilidade fundamental para o desenvolvimento em diferentes áreas: as amizades, a família, os relacionamentos e a capacidade para o trabalho.
Diferentes estudos concluíram que a falta de uso da memória é uma das causas da sua perda. Por esta razão, recomendamos algumas atividades como as palavras cruzadas, o sudoku e a leitura, para manter lubrificados os circuitos da mente que são responsáveis pela memória.
“A leitura torna o homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso”.
-Sir Francis Bacon-
A leitura nos ajuda a lembrar os eventos que ocorrem, a situação das pessoas, os conflitos que conhecemos através dos livros e a vida dos personagens que o autor mostra em cada livro ou texto. Esta maneira de lembrar reforça a nossa inteligência.
Com base em estudos realizados pelo Dr. Lewis Davis, a leitura reduz os níveis de estresse em 68% e nos relaxa através da diminuição da frequência cardíaca. Apenas seis minutos de leitura por dia são suficientes para reduzir significativamente o estresse.
Quando lemos a nossa mente nos transporta para outro lugar. Então, se tivermos um dia ruim no trabalho, por exemplo, a leitura nos ajudará a relaxar. Nos desligamos dos problemas e conseguimos desfrutar um bom tempo sem pensar em outra coisa.
Com relação à perda de memória, encontramos a doença de Alzheimer. Diversas pesquisas demonstraram que a leitura é uma boa ferramenta para reduzir o risco da doença de Alzheimer, uma vez que ela estimula o funcionamento do cérebro, a conexão e o aumento dos circuitos cerebrais.
Em 2001 vários pesquisadores demonstraram que as pessoas mais velhas que leem ou realizam exercícios mentais regularmente são menos propensas a desenvolverem esta doença. Portanto, pratique este simples hábito todos os dias e coloque o seu cérebro para se exercitar.
A leitura nos permite ser melhores oradores, porque através da leitura podemos adquirir um bom vocabulário e aprender palavras novas. Esse aprendizado nos ajudará a escrever melhor e a falar com mais fluência, utilizando a linguagem para o que queremos expressar.
Uma pessoa que lê não só viveu várias vidas através dos personagens das histórias que leu, mas também tem muitos assuntos para conversar, uma grande capacidade de ouvir o outro e observar o mundo cuidadosamente.
Com a leitura você pode desfrutar de uma vida de aventuras na Amazônia, de um rei num país imaginário ou um orangotango na selva. Cada página vai inundar a sua alma, permitindo-lhe apreciar todas as situações enquanto lê. A leitura é um prazer, não é algo caro e é muito acessível.
Além disso, você não viverá somente vidas no presente, mas também passadas ou no futuro. Um livro nos permite viajar no tempo e saber como eram os nossos ancestrais ou divagar sobre como seremos no futuro. Ler é sonhar acordado e abrir os olhos para milhares de realidades diferentes.
“Ler um bom livro é um diálogo constante: o livro fala e a alma responde”.
-André Maurois-
Todos os meses, a Netflix renova seu catálogo, trazendo novos filmes e removendo títulos que…
Alguns filmes conseguem capturar o lado mais humano de nossas experiências e, ao assisti-los, somos…
Algumas imagens têm um jeito curioso de despertar em nós diferentes percepções e até revelar…
Às vezes, um simples teste visual pode nos surpreender, trazendo à tona aspectos inesperados sobre…
A série Vermelho Carmesim chegou à Netflix e conquistou o público, entrando no top 10…
A Netflix acaba de lançar a minissérie Os Quatro da Candelária, uma produção brasileira que…