Psicologia e Comportamento

Olhem para o mundo: os sistemas falharam, não falharam? Você pode ver? Você é livre?

Música e clip recentemente lançados pelo cantor estadunidense Moby despejam críticas profundas à sociedade contemporânea.

A música Are You Lost In The World Like Me, publicada no youtube na última terça-feira pelo canal oficial do cantor Moby, conta já, em três dias, com mais de um milhão de visualizações. O músico, cujas composições são conhecidas por pautarem temáticas de grande relevância social, como a crise ambiental e a ideologia do consumo contemporâneas, se posiciona mais uma vez e, o que é incomum em seus trabalhos, de maneira extremamente agressiva, contra o caminhar incauto da humanidade em direção ao abismo, rumo à sua autodestruição.

Se, por um lado, a sonoridade e a letra de Are You Lost In The World Like Me são, por si mesmas, extremamente envolventes e instigantes, por outro lado o chip da música, protagonizado por um personagem que tanto esteticamente quanto em relação ao olhar que dirige à sociedade se assemelha bastante ao próprio Moby, retrata de maneira tão tocante a condição em que a humanidade e o nosso planeta se encontram que é difícil apontar qual dos dois, clip ou música, são mais elevados do ponto de vista artístico. Ambos se complementam de maneira surpreendentemente harmoniosa.

A solidão dos indivíduos imersos no universo virtual, a superficialidade e reificação das relações humanas, individualismo, indiferença generalizada em relação às injustiças sociais e às dores do próximo, ganancia, arrogância, a ideologia do consumo, a nossa submissão aos padrões de vida que nos são impostos, machismo, destruição do planeta, a impotência sentida por todos aqueles que não se conformam diante da realidade em que vivemos, são todos temas abordados pelo trabalho de Moby que, por fim, nos convida a importantes reflexões. Tão mais importantes quanto mais nos aproximamos do abismo. Olhem para o mundo. Os sistemas falharam, não falharam? Você pode ver? Você é livre?

André Luiz Ribeiro

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

O maior avião totalmente elétrico já construído está prestes a decolar e vai mudar o futuro das viagens aéreas para sempre

A Heart Aerospace, uma startup sueca dedicada à inovação no setor de aviação, deu um…

1 dia ago

A razão perturbadora pela qual ver este avião voando acima de você pode significar que você tem apenas minutos de vida

Em um mundo de tensões políticas e incertezas, algumas tecnologias se destacam não apenas pela…

1 dia ago

Ecranoplano, um dos aviões mais exóticos do mundo e maior que o Boeing 747, foi abandonado na praia

Na praia de Derbent, no sul da Rússia, um visitante incomum atrai olhares curiosos: um…

1 dia ago

Homem viaja 8.796 quilômetros TODA SEMANA para um país completamente diferente porque é ‘mais barato’ do que morar perto da universidade

Quando se trata de encontrar soluções criativas para desafios do dia a dia, Guangli Xu,…

1 dia ago

Drama imperdível baseado em escândalo farmacêutico real já foi visto por 110 milhões de assinantes na Netflix – confira o trailer!

Poucos temas são tão urgentes quanto a crise de opioides que impactou milhões de pessoas…

1 dia ago

O filme na Netflix que é um corte no tempo e transforma caos em uma aula de história épica

Não é todo dia que um filme consegue unir ação de tirar o fôlego com…

1 dia ago