O cinema tem o poder de provocar diversos sentimentos e emoções em nós, né? Um filme que vem emocionando a audiência desde que foi lançado nos cinemas em fevereiro é “A Baleia”.
Quando um filme consegue tocar as pessoas e fazê-las chorar, geralmente se torna memorável. Independentemente do gênero, se é triste, romântico ou baseado em fatos reais, o importante é que o filme provoque emoção no público!
1. Dançando no escuro (2000)
Direção: Lars von Trier
O filme é um drama musical que se passa nos Estados Unidos e conta a história de Selma, interpretada brilhantemente por Björk. Ela é uma imigrante tcheca que se muda com seu filho para a América com o objetivo de realizar uma cirurgia no garoto.
Selma sofre de uma grave doença hereditária nos olhos que a faz perder a visão gradualmente, e o mesmo acontecerá com seu filho. Para conseguir dinheiro para a cirurgia, ela trabalha exaustivamente em uma fábrica e economiza cada centavo. Para aliviar a vida difícil, Selma começa a ter delírios em que imagina cenas de dança e música nas mais diversas situações.
O filme é lembrado como um dos mais tristes dos últimos anos e é muito difícil não se envolver e sofrer junto com a personagem.
2. Para sempre, Alice (2015)
Direção: Richard Glatzer, Wash Westmoreland
Para Sempre Alice é um filme que trata de temas como perda, identidade, memória e a importância de viver o presente. A trama acompanha a vida de Alice Howland, uma professora de linguística e pesquisadora que começa a perceber alterações em sua capacidade de lembrar das coisas.
Aos 50 anos, ela é diagnosticada com Mal de Alzheimer, o que a obriga a reorganizar sua vida e seus relacionamentos para lidar com a doença.
3. Soul (2020)
Direção: Pete Docter
Onde assistir: Disney Plus
Essa animação da Pixar tem como tema central a morte, mas é tratada de forma tocante e divertida. A história segue Joe, um professor de música que vive pelo jazz.
Quando finalmente tem a oportunidade de tocar com uma cantora famosa, sofre um acidente inesperado e fica à beira da morte.
Leia também: “Não é gay nem pesa 300 kg”: Brendan Fraser é criticado por ‘disfarçar-se de gordo’ em A Baleia
Ao longo do enredo, ele conhece figuras sobrenaturais que o farão refletir sobre a existência e a simplicidade da vida.
4. Amor (2013)
Direção: Michael Haneke
Onde assistir: Google Play
O filme “Amor” é uma co-produção entre Alemanha, Áustria e França e conta a história de um casal idoso, Anne e Georges, que precisam enfrentar uma doença inesperada que coloca o amor dos dois à prova.
O filme recebeu muitos elogios da crítica e foi premiado em diversas categorias, incluindo o Oscar e o Globo de Ouro.
5. Extraordinário (2017)
Direção: Stephen Chbosky
Onde assistir: Telecione Play, Google paly
Extraordinário é um filme que explora os temas de superação, amor e aceitação. Auggie Pullman, um menino que nasceu com uma deformação facial, é o personagem principal.
Ele passou por inúmeros procedimentos cirúrgicos e agora, aos 10 anos, precisa lidar com o desafio de frequentar a escola e conviver com outras crianças. Julia Roberts interpreta a mãe de Auggie no filme.
Leia também: 5 cidades que podem ser totalmente engolidas pelo oceano nas próximas décadas
Gostou dos filmes correlatos ao filme “A Baleia”? Compartilhe o post com seus amigos! 😉