O aquecimento global é um dos temas mais importantes e discutidos no mundo atualmente. As mudanças climáticas já estão afetando dezenas de milhões de pessoas em todos os continentes habitados, e mais poderão ser prejudicadas (inclusive eu e você!) se medidas urgentes não forem tomadas.
Além dos desastres naturais como tempestades e ciclones, a falta de cuidado com o meio ambiente está levando ao derretimento das geleiras, aumentando o nível do mar e afetando as regiões costeiras, que correm riscos de inundação.
Um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) de 2022 mostra que o aumento da temperatura global afetará as regiões de formas distintas. As projeções são preocupantes: estima-se que até o final do século, a temperatura global da Terra suba cerca de 2°C, o que resultaria em aproximadamente meio metro de elevação dos oceanos.
Países mais pobres já sofrem com problemas de inundação, e se a justiça climática não for levada a sério, muitos deles correm o risco de desaparecer no futuro.
Abaixo, separamos 5 cidades que podem ser totalmente engolidas pelo oceano nas próximas décadas.
1. Ilhas Maldivas
Leia também: [VIDEO] Mãe se emociona ao descobrir que filho compartilha sua comida com amiguinho da escola
As Ilhas Maldivas estão em uma situação perigosa devido a sua localização, com cerca de 80% de sua extensão a menos de um metro acima do nível do mar, tornando-se um dos territórios mais baixos do mundo. Isso significa que todo o território está em risco de submergir. O relatório do IPCC alerta que existe a possibilidade de o paraíso das Maldivas se tornar inabitável já em 2050.
2. O território de Seychelles
Seychelles é outro país composto por ilhas que já está sentindo os impactos do aquecimento global. A paisagem paradisíaca local já conta com a presença de muros de contenção como medida preventiva. As praias de Seychelles estão gradualmente perdendo suas faixas de areia e vendo seus centros comerciais serem ameaçados pelo avanço do mar, o que lembra a situação do famoso Balneário Camboriú no Brasil.
3. Veneza, Itália
A cidade de Veneza, na Itália, tem enfrentado inundações frequentes desde 2019, que agora não estão mais restritas ao outono e inverno, aumentando a preocupação. Acredita-se que o nível do mar na cidade costeira tenha subido cerca de 20 centímetros apenas no último século.
4. Península de Yucatán, México
Uma projeção realizada pelo Climate Central sugere que a Península de Yucatán, no México, pode estar totalmente submersa em menos de 80 anos devido ao aquecimento global. Isso significaria que destinos turísticos populares como Cancún, Tulum e Cozumel poderiam se tornar inabitáveis.
5. As ilhas de Tuvalu
Tuvalu é uma nação insular localizada na Oceania, composta por nove ilhas no Pacífico. Durante a COP26, o ministro de relações exteriores do país chamou a atenção ao gravar um vídeo debaixo d’água, fazendo um apelo por justiça climática. Isso ocorreu em razão do aumento do nível do mar na região, que tem ameaçado a existência das ilhas.
Leia também: Repórter chora ao noticiar ganância na tragédia do litoral de SP: ‘R$ 93 o litro d’água’
Compartilhe o post com seus amigos! 😉
Fonte: TNH
A Heart Aerospace, uma startup sueca dedicada à inovação no setor de aviação, deu um…
Em um mundo de tensões políticas e incertezas, algumas tecnologias se destacam não apenas pela…
Na praia de Derbent, no sul da Rússia, um visitante incomum atrai olhares curiosos: um…
Quando se trata de encontrar soluções criativas para desafios do dia a dia, Guangli Xu,…
Poucos temas são tão urgentes quanto a crise de opioides que impactou milhões de pessoas…
Não é todo dia que um filme consegue unir ação de tirar o fôlego com…