Texto de Andria Navarro Taño (Agetna)
Ensine seu filho a ser responsável, levando em consideração nossos conselhos. Estas são 3 recomendações que consideramos essenciais para a formação de um menor. Mas é claro que cada lar transmite seu próprio ensino de educação e os valores que seus membros buscam; No entanto, consideramos que nossos conselhos podem ser adaptados a qualquer uma das doutrinas de cada pessoa.
Esperamos sinceramente que este artigo o ajude a ensinar seu filho a ser responsável e, de alguma forma, a continuar avançando na difícil, mas preciosa tarefa de educá-lo.
1 – Dê-lhe tarefas dentro de casa
As tarefas domésticas devem ser compartilhadas por todos os membros da família, desde o menor até o idoso. Isso você deve ensinar à criança.
Ele é o principal responsável por manter seu quarto limpo e seus brinquedos no lugar. Não é normal que mamãe e papai fiquem atrás dele o dia todo para resolver toda a bagunça que ele faz.
Mas a criança pequena tem que aprender que não só o seu quarto e os seus brinquedos são da sua responsabilidade, porque são muitos os afazeres domésticos que beneficiam toda a família e, por isso, devem ser da responsabilidade de todos: limpar, preparar a comida, lavar louça, lavar roupa, tirar o lixo, reciclar, cortar a grama …
O trabalho enobrece, e pelo trabalho você aprende a ser responsável , por isso, mesmo com apenas um ano de idade você tem que ensinar o filho a ajudar em casa.
Diga, por exemplo: Se seu filho tem 1 ano de idade, ele pode ajudá-lo a levar a roupa suja da cama até o armário, arrastar o cesto vazio para o banheiro ou o lugar onde você sempre o guarda. Da mesma forma, você deve pedir a ele para ajudá-lo a levar suas compras do carro para a cozinha: saquinhos de chá, um copo de iogurte ou sorvete, o pão …, bem.
Para que as responsabilidades não o pegem de surpresa quando ficar mais velho, já que mal se levanta alguns centímetros do chão e anda, você deve ensiná-lo a te ajudar em casa.
2 – Ensine-o a cuidar dos outros
Aos 2, 3, 4 anos, a criança deve aprender a cuidar dos outros e ajudá-los sempre que precisam. Dessa forma, você também o estará ensinando a ser responsável com seus semelhantes. Sua maior responsabilidade é estudar e aprender algo novo todos os dias, mas você deve saber que as pessoas ao seu redor precisam de você tanto quanto você precisa deles.
Se a mamãe doer a cabeça e ela se deitar, ele pode muito bem acariciar sua testa para que a dor passe e passar um tempo com ela.
Ensinar uma criança a amar e cuidar dos outros também é cuidar de seu bem-estar físico e emocional. É importante que o menor nem sempre seja o centro das preocupações da família. Ele tem que aprender que os membros restantes do núcleo são humanos e, como tal, importantes.
3 – Recompense-o por seu bom comportamento
Por último, gostaríamos de lhe falar sobre o significado dos prêmios na formação de um menor e o quanto o ajudarão a ser mais responsável, embora em princípio você não pense assim.
Lembre-se de que quando falamos em prêmios, neste caso, não estamos nos referindo a uma bicicleta, um tablet, um celular, um passeio ou qualquer outro presente material que possa ser dado. Estamos falando de recompensá-lo por meio de elogios, demonstrações de carinho e do peso da autoestima.
Uma criança que é responsável por si mesma e pelos outros deve receber elogios e elogios dos adultos ao seu redor. Suas boas ações e comportamento devem ser destacados.
Mas, claro, você não precisa exagerar, porque isso pode formar um certo egoísmo. Se, por exemplo, hoje, além das suas responsabilidades habituais: fazer o dever de casa, tirar o lixo, recolher o quarto e os brinquedos, você se preocupou em ajudar a mamãe a servir a mesa e o papai a cortar as ervas da horta. merece um grande elogio:
Que criança responsável! Como você está crescendo? Muito bom, é isso mesmo! Obrigado … Porque ele, como todo mundo, precisa receber um feedback que lhe diga se está fazendo a coisa certa e o quanto os outros o valorizam.
Lembre-se de que as crianças adoram ser úteis e receber os deliciosos elogios de: um beijo, uma sacudidela de cabelo, um abraço ou uma frase de incentivo de: que bom menino, como ajuda a mãe! Além disso, se for verdade, por que não contar a eles? Quem melhor para elogiá-lo do que você: sua mãe.
Imagem principal cortesia de © wikiHow.com
Bibliografia
González-Pienda, JA (2007). Os desafios da família hoje antes da educação dos filhos: para educar você também aprende. https://ruc.udc.es/dspace/bitstream/handle/2183/7080/RGP_15-13_Cong.pdf
Macías Vélez, L., & Mejía Macías, YA (2008). A criança entre a inocência e a responsabilidade. Primer: Como educar meninos e meninas responsáveis? http://200.24.17.68:8080/jspui/handle/123456789/1643
Seitún, M. (2011). Criando Filhos Confiantes, Motivados e Seguros: Para uma Paternidade Feliz e Responsável . GRIJALBO.
Andria Navarro Taño (Agetna)
Licenciado em Contabilidade e Finanças pela Universidade José Martí (Havana, 2004). Ele estudou em um programa de habilitação para radiodifusão televisiva (Centrovisión, 2004). Andria Navarro Taño (Agetna) é escritora freelance. Trabalho para a revista Manualidades Infantiles ( www.manualidadesinfantiles.org ). Trabalha como locutora na Centrovisión (Havana, Cuba).
Imagem de Allexsalon por Pixabay
Texto originalmente publicado no site Eres Mama
A Heart Aerospace, uma startup sueca dedicada à inovação no setor de aviação, deu um…
Em um mundo de tensões políticas e incertezas, algumas tecnologias se destacam não apenas pela…
Na praia de Derbent, no sul da Rússia, um visitante incomum atrai olhares curiosos: um…
Quando se trata de encontrar soluções criativas para desafios do dia a dia, Guangli Xu,…
Poucos temas são tão urgentes quanto a crise de opioides que impactou milhões de pessoas…
Não é todo dia que um filme consegue unir ação de tirar o fôlego com…